peritos     honorarios     ferramentas     inscrição     formação     reclamação
Na passada quinta feira realizou-se no Porto uma reunião da CPCI (confederação Portuguesa de Construção e Imobiliário)
Confederação a que a APAE pertence, para a  cerimónia de tomada de posse dos seus órgãos sociais.

A mesma ocasião  foi aproveitada para a realização de uma reunião do Conselho de Presidentes, tendo aí sido debatida a questão da proposta de transferência  das avaliações fiscais para as Autarquias locais.

Após algum debate ficou decidido que a CPCI não concordava com esta medida, e iria dar do facto conhecimento à imprensa , alegando ainda nesse comunicado as razões subjacentes à sua discordância.

A APAE esteve representada naquela reunião pelo presidente da direção, tendo ali reiterado  posição contra aquela medida em defesa da estabilização e independência dos peritos avaliadores fiscais.

A mesma posição foi ainda defendida numa entrevista ao jornal de negócios a publicar na próxima quinta feira.

Entretanto, a Associação Nacional de Municípios Portugueses veio hoje tomar posição publica, sobre o assunto, através de um comunicado onde afirma também a sua posição de rejeitar a referida proposta; em nome da separação de poderes,  por entender que a participação das CM já é suficiente nas avaliações, e porque considera que tanto a AT como as CM têm funcionado muito bem neste processo.

A discussão terá lugar dia 16 na AR, sendo que alguns partidos políticos já vieram também tomar posição contra a pretensa alteração.

A APAE  tem feito  todo o possível para sensibilizar a opinião publica sobre as desvantagens e consequências que tal medida pode acarretar.

APAE

Rua António Patrício, n.º 26 - r/c